terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como ativar o FaceTime na TIM : via www.hdgeek.com.br

                       O post ficou um pouco longo, mas recomendo a leitura TOTAL do texto para o bom entendimento. Antes de  falar da solução do problema, vou descrever um pouco do que passei para vocês entenderem como consegui chegar até a solução de ativação do FaceTime. Desde o lançamento do iPhone 4 aqui no Brasil alguns usuários de algumas operadoras tiveram o azar de não conseguir ativar um dos serviços mais cobiçados do aparelho, o FaceTime. Eu logo no lançamento, mais precisamente no dia peguei um, na época eu era cliente VIVO, coloquei o MicroSIM (que inclusive eu mesmo cortei), ativei o serviço e funcionou de primeira, fui um felizardo que conseguiu ativar o brinquedo logo de cara.
Alguns meses se passaram, e resolvi fazer a potabilidade da VIVO para a TIM devido a uma oferta irrecusável de plano, foi onde começou toda minha dor de cabeça! Em menos de 3 meses de cliente da TIM, foram 8 protocolos de atendimento direto com eles devido a problemas distintos e 3 chamados junto a ANATEL incluindo um deles o da ativação do FaceTime, nada adiantou, nem a ANATEL conseguiu reverter a situação, sempre alegavam que o problema estava na Apple e não na operadora, que só cabia a mim esperar uma solução do fabricante. Não vou nem descrever o fato de os atendentes da TIM no *144 não saberem nem do que se trata “FaceTime”, pra terem uma ideia, ao falar que o aparelho era um iPhone, a primeira pergunta: – De qual marca Senhor? [insira um palavrão aqui].
Foi quando fui até uma loja física da TIM, depois de quase pedir portabilidade de volta pra VIVO, relatei rapidamente meu problema no pré-atendimento e foi quando veio o gerente da loja, começou a falar comigo e sacou o iPhone 4 dele do bolso dizendo que ele teve exatamente o mesmo problema. Nessa hora eu só conseguia pensar: OBRIGADO SENHOR!!!! Foi quando ele em poucos minutos me explicou o que eu deveria fazer, vamos então a solução:
Primeiramente como funciona a ativação do FaceTime? Quando você ativa ela, o aparelho envia um SMS internacional para o servidor, onde contem armazena seu número, e então o servidor lhe envia de volta uma autorização para utilização do serviço, é ai onde esta o problema da TIM, alguns números da TIM o servidor reconhece como número fixo (caso de números que começam com o número 6), e em outros ele simplesmente desconfigura a formatação que deveria ser +55 (11) XXXX-XXXX para alguma outra que não consegue identificar o código de área fazendo com que a autorização NUNCA chegue no seu aparelho.
Existem duas soluções para isso, uma extremamente rápida solicitando a troca de seu número, e outra para quem não quer abrir mão do número que leva até 05 dias para resolver, ambas garantidas pelo gerente da loja que funcionam e aqui estou eu como prova viva .

                                           Vamos a elas:
Solução 1 – Rápida, solicitação de troca do número.
- Ligue no atendimento da TIM no *144 direto do seu celular.
- No menu, escolha a opção 1 (confirmação de atendimento direto do aparelho) e logo em seguida a opção 3 (atendimento personalizado).
- Ao escolher a opção 3, será transferido para um dos atendentes.
- Confirme seus dados com ele, e de maneira muito simples e direta sem muita explicação faça a seguinte solicitação:
  1. Solicite a troca de seu número.
  2. Provavelmente ela irá perguntar o motivo: Relate que você precisa utilizar um serviço do qual não aceita números de celular começando com o número X (fale o número do seu).
  3. Ela irá confirmar, e te passará algumas opções de número, diga que você tem preferência por números que começam com 7 ou 8.
  4. Escolha seu número, ela efetuando a troca e finalizando o atendimento, espere alguns minutos que pode levar até 2 horas, desligue o aparelho, ligue ele de novo, e realize a ativação do FaceTime.
  5. Pronto, em até 2 horas terá seu FaceTime ativado.
OBS: Não necessariamente seu número tenha que começar com 6 para ter esse problema, como disse, existem números que dão problema na hora do recebimento da autorização. Como saber se você vai pegar um número que funcione? Não da para saber, a única certeza que você tem, é que o que você esta não funciona! Por isso, faça essa opção por sua conta e risco!
Solução 2 – Um pouco mais demorada, mantendo seu número.
- Ligue no atendimento da TIM no *144 direto do seu celular.
- No menu, escolha a opção 1 (confirmação de atendimento direto do aparelho) e logo em seguida a opção 3 (atendimento personalizado).
- Ao escolher a opção 3, será transferido para um dos atendentes.
- Confirme seus dados com ele, e de maneira muito simples solicite falar no atendimento especial de iPhone. Ele irá te transferir:
  1. No atendimento de iPhone, relate rapidamente seu problema de ativação do FaceTime.
  2. Solicite a abertura de um protocolo para ativação do FaceTime em sua linha, pois devido a sua linha pertencer as que estão com problema de ativação, você não consegue ativar.
  3. Diga para ele colocar na abertura do chamado exatamente isso: “Solicitação de ativação de FaceTime para o número “tal” que apresenta falha na ativação do serviço devido a ser reconhecido como número FIXO impossibilitando o recebimento de SMS internacional requisitado para a ativação. Solicitamos a liberação e confirmação desde terminal como número móvel”.
  4. Finalizando o chamado, aguarde até 05 dias úteis, sempre que for tentar realizar a ativação dentro dos 05 dias desligue o aparelho, ligue novamente e tente ativar. Nesse intervalo de 05 dias pode acontecer de ativar nos primeiros 15 minutos ou até completar o prazo.
OBS: Essa opção foi a realizada pelo gerente da loja TIM relatada na história acima, dica dele inclusive de o que colocar no chamado para a solução relatada no passo 3.
Sempre anote o número dos respectivos protocolos, eles são a prova de que você fez a solicitação, caso em até 05 dia ainda assim não conseguir realizar a ativação recomendo a solução 01.
Qual opção eu escolhi? Como eu já queria trocar de número, escolhi a opção 1, da qual em menos de 15 minutos ao desligar com a atendente meu FaceTime já estava ativado! Ou seja as duas opções foram devidamente testadas e 100% funcionando, em ambos os casos de primeira!
Relatem suas experiências nos comentários. Essa dica é valida e testada com a operadora TIM com 100% de solução em ambas as dicas, porém caso alguém consiga com o mesmo método em outra operadora deixe a confirmação ai também

Por : @Fmkohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário