É o que diz hoje o BGR, citando informações obtidas com uma fonte quente na Apple: o iPad 2 e o iPhone 5 poderão abandonar o botão “Home” em seus designs. Modelos com essa proposta já estariam sendo testados no campus central da Maçã, Cupertino.
O boato chega no mesmo dia da liberação da primeira versão beta do iOS 4.3, que implementou gestos multi-touch na Home Screen do iPad justamente para isso. Com um movimento de pinça com quatro ou cinco dedos, é possível voltar à tela inicial de ícones a partir de qualquer app.
Steve Jobs notoriamente não gosta de botões físicos e já fez experimentações com diversos produtos — algumas delas falhas, como no iPod shuffle. Todavia, esperamos que a Apple tenha aprendido com seus erros e, se for para trilhar esse caminho, que ela saiba o que está fazendo.
John Gruber, do Daring Fireball, já emitiu uma opinião contrária a isso; para ele, o botão “Home” dispensa explicações, enquanto gestos multi-touch requereriam que a pessoa pelo menos lesse um guia rápido de uso do aparelho. Ele não desgosta da implementação dos novos gestos, mas não acha que essa deva ser a forma exclusiva de as pessoas irem para a tela inicial ou alternarem entre apps. Eu concordo.
Além dessa revolução, o BGR cita ainda uma possível chegada do Photo Booth e do iLife junto do iPad 2. O primeiro também faz sentido diante de informações sobre efeitos de câmera encontrados no iOS 4.3, mas o segundo seria inesperado e muito bem-vindo
Nenhum comentário:
Postar um comentário